3 dicas de uma especialista em LGPD – como fazer a blindagem da sua escola e evitar multas milionárias

Imagem do Artigo: 3 dicas de uma especialista em LGPD – como fazer a blindagem da sua escola e evitar multas milionárias

17/10/2022 Bullying, Cidadania Digital, Dicas, Educação Digital e Bullying, Lei Geral de Proteção de Dados, Palestra, Segurança da Informação

Conhecer sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, bem como sua aplicação, é algo essencial para empresas e instituições de ensino. Ficar por dentro das principais dicas de uma especialista em LGPD vai te ajudar – e muito.

O tratamento de dados nas escolas é feito de diferentes maneiras a depender da instituição, mas a LGPD veio para padronizar tudo isso de uma forma absolutamente segura (para a escola, alunos e pais).

Neste artigo você vai ficar por dentro das principais 3 dicas para evitar multas extraordinárias por conta do não cumprimento da Lei Geral de Proteção dos Dados.

1.    Seja um especialista em LGPD

Um especialista em LGPD não irá somente escapar de multas, mas, também, promoverá a segurança da escola, algo imprescindível para qualquer instituição.

Não há ninguém com anos e anos de experiência em LGPD, afinal, é um conceito novo no mercado. Muito ainda tem sido discutido e questionado, mas é fundamental que você, como responsável, esteja por dentro dos principais conceitos.

A partir do momento que você entende da política de privacidade nas escolasaplicada aos conceitos da Lei Geral de Proteção de Dados, você mesmo conseguirá avaliar quais são os principais gargalos da instituição.

Isso irá ajudar a instituição a não ficar à mercê de uma consultoria especializada nos mínimos detalhes – além de possibilitar novos processos de melhoria, mas que estejam sempre dentro das premissas da LGPD.

Saber aplicar a lei de forma simples fará com que você olhe todo esse movimento com outra perspectiva.

2.    Avalie dados sensíveis e crie um cronograma

A partir do momento que você compreende sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, está na hora de tomar as medidas para proteger os dados das crianças e dos adolescentes.

Fazer um diagnóstico de toda a documentação, bem como do que deverá ser feito, não é tarefa fácil, porém é necessária.

Somente dessa maneira será possível dar o primeiro passa para reorganizar todos os documentos, informações e dados da maneira que prevê a lei em questão.

3.    Faça auditorias

A terceira dica da especialista em LGPD é fazer auditorias para se certificar de que todos os dados e informações estão devidamente organizados e armazenados de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados.

Essa verificação periódica irá ajudar a encontrar erros, gargalos e até mesmo a melhor a operação para que tudo fique disposto da forma mais simples possível.

Irá evitar deslizes e, claro, certificar de que a escola não tome nenhuma multa por isso (e essas multas podem ser bem altas a depender da gravidade da infração à LGPD).

4.    A LGPD vai além de uma formalidade

Investir em segurança digital para evitar o vazamento de dados e informações vai muito além de uma mera formalidade a ser cumprida por conta da sanção da Lei Geral de Proteção de Dados.

Alunos, pais, professores e colaboradores devem ter a certeza de que os seus dados estão devidamente resguardados e que não irão vazar de maneira indevida.

Considerando que os golpes estão cada vez mais e mais comuns, a segurança digital é a única escapatória para não ser a próxima vítima.

A questão da padronização e revisão de dados também acaba ajudando a própria escola ou empresa a longo prazo. Dito tudo isso, não negligencie a LGPD.

Enfim, essas foram algumas dicas da especialista em LGPD. Não se esqueça de seguir todos os procedimentos que constam na Lei Geral de Proteção de Dados para ficar longe de qualquer multa.

5.    Dra. Ana Paula Siqueira

A Dra. Ana Paula Siqueira é especialista em direito digital e Diretora de Inovação da Class Net Treinamentos e Educação Digital. Ela é graduada em Direito e pós-graduada em Direito Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre e Doutoranda pela PUC/SP.

É autora do livro “Comentários à Lei do Bullying 13.185/15” e vencedora do Prêmio Lumen 2018 de Responsabilidade Social com o seu programa “Proteja-se dos prejuízos do Cyberbullying” e Prêmio Selo De Referência Nacional 2019 – ANEC.

Entre em contato

Todos os cursos e palestras da ClassNet fornecem aos participantes certificados aptos a comprovar o cumprimento da Lei do Bullying, nº 13.185/15, e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº 9394/96 artigo 12, incisos IX e X.

Para ter o Programa de Combate ao Bullying com muita interação lúdica sobre bullying na sua escola clique aqui acima para entrar em contato ou envie mensagens no WhatsApp (11) 94828-2711

Se preferir pode ligar para: (11) 3876-0361

Mande e-mail para: contato@classtech.tech

Siga-nos nas redes sociais: Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube.