
De acordo com pesquisas realizadas por uma das maiores empresas de Marketing Digital do Brasil, RD Station, as empresas ainda não estão se adequando o suficiente em relação à LGPD.
A Lei Geral de Proteção de Dados já não é mais tão recente e ainda assim há um número grande de empresas que nem ao menos começaram a dar os seus primeiros passos quanto às novas exigências regulamentadoras.
De acordo com a pesquisa da RD Station, cerca de 93% das empresas participantes conheciam ou já ouviram falar do assunto, mas somente 15% estavam efetivamente preparadas.
Principais informações levantadas sobre o cumprimento da LGPD
Além das porcentagens citadas anteriormente sobre a LGPD, a pesquisa ainda apontou que mais de 2/3 nem terminaram de implementar as primeiras etapas de segurança.
Além disso, 22% dos empreendimentos não inseriram qualquer medida de segurança em relação à coleta, armazenamento e tratamento dos dados.
As consequências ao não cumprimento da LGPD são consideráveis. A multa pode chegar até 2% da receita (com limite de R$50 milhões).
Um dos maiores problemas, além da negligência das próprias empresas, é a dificuldade em cumprir o regulamento, visto que ele é amplo quanto à proteção dos dados e, ao mesmo tempo, exige grande detalhe na organização.
A necessidade de adequação
Dentre tudo o que foi considerado, um novo mercado surgiu para suprir tal demanda: as consultorias de LGPD.
Empresas estão se especializando cada vez mais para dar o suporte adequado aos empreendimentos que precisam mudar seus procedimentos de coleta, tratamento e armazenamento de dados.
Para saber mais informações e outras notícias sobre LGPD, acesse SLM ou acesse o blog no Youtube.